Alem da historia do VW Gol como conhecemos, a historia deste carro, em especial, inicia-se na ECT, em setembro de 1989, fazendo serviço de malotes por 10 anos, até ser leiloado em 1999 para renovação da frota. Após isso, acabou parando nas mãos de um amigo meu, que tem fama de "Cupim de Ferro", mas que quase por um milagre, não judiou do Golzinho. Nem ele, e nem quem o dirigiu nos anos de ECT, que pelo estado geral, não parecia ter tido muitos motoristas. Como foi paixão a primeira vista, de tanto eu insistir, acabou vendendo 5 meses depois, e desde então, estamos juntos.
Meu fiel companheiro em 2 graduações e 1 pós, idas e voltas do trabalho, fora viagens de férias e fins de semana, acreditei que, por tudo, ele merecia um fim mais digno do que ser vendido e eventualmente descartado, tendo sua historia encerrada por falta de manutenção, acabando como doador de peças em algum ferro velho de beira de estrada, como vários de seus irmãos de mesmo ano ou muito mais novos.
O resultado foi que não consegui vende-lo. Não por falta de interessados ou propostas, mas por falta de coragem em me desfazer do carrinho e tantas lembranças. Então, em 2007, decidi aposenta-lo do uso diário e acabei por comprar outro carro para substituí-lo no dia-a-dia. Claro que fui chamado de louco por alguns, pois e apenas um simples CL, e não um GTS ou o lendário GTI. Sou louco pelo GTI, mas se algum dia tiver um, fará companhia ao meu CL.
Como foi sonho de consumo de minha adolescência nos idos anos 80, decidi que ele tinha que manter sua originalidade de época, ai fui brincar de “cápsula do tempo”. Tinha ainda a grande maioria de seus itens originais, mas faltavam alguns detalhes que, com um pouco de paciência, fui encontrando e repondo, ou mesmo deixando de reserva, para caso precise algum dia. O Objetivo foi criar um CL Full, com todos os opcionais de época e originais para este modelo.
Trata-se de um Gol CL, motor AP 1.8 a álcool. Mas como ser 1.8 a álcool no ano em que os CL´s perderam o AP 1.6 e ganharam o AE 1.6? Sim, pelo fato de ter sido fabricado sob encomenda para entidade pública, e não ao comércio. Entretanto, a VW discrimina a potencia em 95 HP´s, o que no dinamômetro acusa 110 Hp´s
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