6 de set de 2010

Renault 5 Tubo 1984

Foi construído para fins de homologação no mítico e perigoso Grupo 4 do World Rally Championship da FIA, no início dos anos 80. Na versão de competição, o pequeno propulsor turbinado de 1,4 litro chegava a render 345 cavalos! Dentre suas conquistas, a mais importante foi a vitória da etapa de Monte Carlo no WRC. Com motor central-traseiro, tração traseira e entre-eixos curto, era um dos mais rápidos no asfalto - já no cascalho ou terra, não conseguia acompanhar os rivais de tração integral.

A versão de rua era evidentemente mais civilizada - o que não significa mansa. Com 185 cavalos a 6000rpm (132cv por litro!), levava pouco menos de 7 segundos para chegar a 100 km/h, quase metade de sua máxima de 202,8 quilômetros por hora. Números impressionantes pra um carrinho "popular" - pense o que era isso em 1984!

O peso era razoavelmente baixo - 1012 kg - graças ao uso das tampas e paralamas de fibra de vidro. O assoalho era coberto por uma chapa de alumínio, aprimorando o fluxo aerodinâmico e protegendo as peças de danos - uma vez que o automóvel era bem baixo.

Texto retirado do site Jalopnik




Renault 5 Tubo 1984 Renault 5 Tubo 1984 Renault 5 Tubo 1984

Renault 5 Tubo 1984 Renault 5 Tubo 1984 Renault 5 Tubo 1984

Renault 5 Tubo 1984 Renault 5 Tubo 1984 Renault 5 Tubo 1984

Renault 5 Tubo 1984 Renault 5 Tubo 1984 Renault 5 Tubo 1984

Renault 5 Tubo 1984 Renault 5 Tubo 1984 Renault 5 Tubo 1984

Um comentário:

  1. Nossa, já tinha visto algumas fotos deste carro mas essas são bem detalhadas e o texto ajuda aida mais. Parabéns!

    ResponderExcluir