26 de jul de 2010

História da VW Variant

A Variant foi lançada em 69, com a frente alta com faróis quadrados (iguais aos do Zé do Caixão, lançado em 68), lanternas traseiras fininhas, e o quebra vento na lateral do vidro traseiro... Este modelo ganhou uma pequena ''pincelada'' no segundo semestre de 70, com o lançamento do TL, e a única diferença foi à adoção do conjunto ótico do TL (faróis duplos redondos), e leve modificação no capo dianteiro... O Zé do Caixão, também ganhou as mesmas modificações na dianteira, na mesma ocasião... Ficaram os três com a frente idêntica, durante esse período da metade de 70 até a metade de 71... No segundo semestre de 71, a linha TL/Variant ganharam a chamada frente baixa, e o Zé do Caixão deixa de ser produzido, substituído pelo TL 4portas... A Variant manteve o quebra vento na janela lateral e as lanternas fininhas até o fim de 72... Em 73, ganha três saidinhas de ar na coluna C, perde a tal janelinha lateral, e ganha as lanternas traseiras maiores, mantendo esta configuração até 77, quando saiu definitivamente de linha, abrindo espaço para a chegada da Variant II... Em 74, o volante, a padronagem dos bancos, e a manivela do vidro mudaram, as calotas cromadas viraram copinhos (pra toda a linha), e a grade traseira passou a ser a do Brasilia... Em 75, ganhou outro painel, as lanternas traseiras passaram a ser bicolores (antes tricolores), perdeu o logo VW 1600 da tampa traseira, e a haste dos limpadores do para brisa passaram a ser pretas, entre outros pequenos detalhes (o TL sai de linha oficialmente nesse ano, mas é possível encontrar alguns restos de estoque emplacados como 76)... Em 76 ganha a trava do encosto do banco e novo apoio de braço das portas... Em 77, ultimo ano, perdeu os bigodinhos da frente e o logotipo VW dianteiro passa a ser de plástico...
Quanto as cores, são praticamente as mesmas do Fusca de mesmo ano, mas a partir de 72, Variant/TL, SP2 E TC tiveram curiosas cores metálicas, como o prata, marrom, verde e azul (alem de um vermelho que parecia meio rosa), bem raras por sinal... Não acredito que tenha versão mais valorizada, vai muito é do estado de conservação... Alguns preferem frente alta, alguns preferem frente baixa, alguns preferem as duas e por ai vai.


69/70:



70/71:



71/72:



73:



74:



75:



76:



77:


Essa 77 está com calotas que só foram até 73, originalmente são copinhos.

Os dois paineis:

69 a 74 (revestimento tipo jacarandá até 72, e esse volante até 73)


75 a 77:


Propagandas


69/70/71


71/72

Cores metálicas:

72/73 Platina metalico - L1225...


73/74/75 Azul Astral metalico - L1314...


73/74/75 Verde Mentol metalico - L1338...


73/74 Castanho metálico - L1272...


74/75 Titânio metalico - L3002...


74 Violeta Pop metálica - L5001...



Post retirado do fórum TuningJlle

9 comentários:

  1. Ótimo Post tivemos uma 72 vermelha igual a do post, o que me fez fazer um post em meu blog com um link para o seu para aqueles que se interesarem pela história darem uma passada por aqui.

    Abração e continue assim fazendo ótimos post's como esse.

    ResponderExcluir
  2. ola pessoal.
    Comprei uma variant 75 com a ideia de corta-la para fazer um pckup, mas fiquei com dó. Agora estou planejando reforma-la. Passamos a usala todos os dias no vai e vem de minha cidade(Vila Velha ES) e a cada dia gostamos mais do carro.
    Gostei muidto das informações acima.

    ResponderExcluir
  3. Não consegui ver as fotos. pareceu um sapo dentro de um cubo de gelo

    ResponderExcluir
  4. Amigo, nos desculpe mas o servidor das fotos esta ruim.

    ResponderExcluir
  5. Sou fanatico por variant, tenho uma mais ou menos uns vinte anos reformei ela minha teteia marrom café esta linda, na verdade fiquei sabendo que a variant na sua época de gloria, que todos sabem ela foi considerada o melhor carro da volkswagem, como carro do ano, e subtamente sua fabricação em 77 sai de linha,fiquei sabendo que foi erro em sua carroceria pois sendo um motor box deitado sua refrigeração era pouca, sendo assim era para ser em seu bigode um tipo de radiador que pegasse o vento de frente, indo por tubulações até seu motozão. gostaria que a volskwagem fizessem um projeto, que pegasse nossa varint e transporta-se para o futuro com as mesmas linhas, só que atual. o que acham da idéia.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse post, parabéns. Meu pai teve 3 variants, uma pena eu ter feito a besteira de te-la vendido. Se arrependimento mata-se...abs. Hermínio.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da reportage mas a variant azul ano 75 ela era com o mesmo desenho da cor de jacaranda mas a cor era preto.

    ResponderExcluir