14 de mai de 2010

Gol: 30 anos de história

Gol: 30 anos de história





* Projeto totalmente desenvolvido no Brasil
* Carro é o mais vendido na história do País
* Cinco gerações e dezenas de versões

O Volkswagen Gol está completando 30 anos de sucesso e é o carro mais vendido na história do automóvel no Brasil. Projetado e desenvolvido em nosso país, para atender às necessidades do consumidor brasileiro, ele foi lançado em 1980 e está hoje em sua quinta geração.

Desde seu lançamento foram fabricadas mais de 6 milhões de unidades, a maior parte delas (mais de 5 milhões) vendida no mercado interno.

Nas grandes metrópoles ou nas menores e mais remotas cidades, o Gol faz parte da paisagem brasileira. Está na garagem de milhões de famílias, mas também é um veículo de trabalho, usado para deslocar trabalhadores e seu equipamento, em entregas urbanas, como táxi, auto escola, viatura policial e um inúmeras outras aplicações.





Primeiro modelo: refrigeração a ar

O projeto do Gol começou em 1976 e seu desenvolvimento exigiu nada menos que um milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas, no Brasil e exterior, além de 200 mil quilômetros na pista. Sua primeira versão chegou ao mercado equipada com motor 1,3 litro refrigerado a ar. Com tração dianteira, suas linhas se modernas e aerodinâmicas se inspiravam nas do Passat, um dos carros mais modernos e admirados na época.

Primeiro veículo da Volkswagen do Brasil concebido para dar origem a uma família de modelos, além de ser vendido também como furgão logo ganhou a companhia do sedã Voyage, lançado em 1981, que viria a ser exportado para os Estados Unidos com o nome de Fox. A Parati, sua versão station, chegou em 1982, consagrando-se logo como um dos veículos preferidos pelas famílias brasileiras. A picape Saveiro, complementando a linha, foi lançada no mesmo ano.

Da primeira versão até o Novo Gol, a extraordinária história do carro preferido pelos brasileiros reflete também a evolução da tecnologia do automóvel. Ele foi o primeiro veículo nacional com injeção eletrônica (Gol GTI, 1989) e o primeiro com motor bicombustível (Gol Total Flex, 2003). Foi pioneiro também ao usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas e, em seguida, passou a contar com o motor turbo 1.0, também com 16 válvulas.





1994 - Geração II - o "Bolinha"

A primeira grande transformação do Gol ocorreu em 1994, com a chegada de sua segunda geração. O design arredondado originou o apelido carinhoso de "Bolinha" e foi desenvolvido a partir de pesquisas visando atender às sugestões de aperfeiçoamento dadas pelos clientes: mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído.





1999 - Geração III

Aparência mais dinâmica e esportiva foi a tônica da Geração III, que trouxe consigo uma grande evolução na qualidade no acabamento, perceptível desde as junções das chapas até os tecidos de revestimento. Com 70% das chapas zincadas e carroceria estruturalmente reforçada, o Gol Geração III foi o primeiro modelo nacional do segmento a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão.

A terceira geração do Gol foi a primeira a contar com o revolucionário motor 1.6 Total Flex, tornando-se o primeiro carro bicombustível do Brasil, em março de 2003.





2005 - Gol G4

Uma "cara" mais limpa, arredondada, reforçando as características já consagradas de robustez e esportividade do Gol, é a marca do Gol G4, a quarta geração, lançada em 2005. Uma nova traseira unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do portamalas. O pára-choque integrado contribuía para uma maior sensação de volume, além de reforçar a visibilidade traseira.





2008 - Novo Gol

Um passo ousado da Volkswagen: criar uma versão totalmente nova do modelo mais vendido no país. O Novo Gol introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes. Além do novo design, o carro ganhou muito em segurança e dirigibilidade. O volume de vendas confirma que a quinta geração foi muito bem recebida pelos consumidores.





Séries especiais

A diversidade e o sucesso das séries especiais são características marcantes do Gol, que denotam a extrema versatilidade do modelo. Tudo começou com a série Copa, lançada em 1982, em comemoração a participação da Seleção Brasileira na Copa da Espanha. Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, com 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, o Gol Atlanta celebrava os Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos.

A série Fun, lançada em maio de 2001, voltada ao público de espírito jovem, foi seguida pelo Gol Highway I e II, em 2001 e 2003, com motor 16 válvulas, e pelo Gol Rallye, em 2004, com suspensão elevada e forte estilo off-road, relançado em 2007.

Outra série especial acabou se tornando versão permanente: o Gol Power. Lançado em 2001, a versão nunca mais saiu de linha e continua no Novo Gol, com motor 1,6 litro.

Outros mercados

No mesmo ano do lançamento, 1980, foram enviadas 49 unidades do Gol para o Paraguai e Nigéria, abrindo caminho para as mais de 800 mil unidades exportadas até hoje para mais de 50 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. O Gol é o segundo carro mais exportado da marca e da indústria nacional, perdendo apenas para o Fox. O maior cliente internacional do Gol é a Argentina.

Cronologia: os passos da evolução

1980 - Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).

1981 - Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.

1982 - Lançamento da Série Copa.

1984 - Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e do motor 1.8 S.

1985 - Lançamento da série especial Plus.

1986 - Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões.

1987 - Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.

1989 - Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.

1990 - Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.

1991 - Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminados para todas as versões.

1992 - Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800.

1993 - Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv.

1994 - Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI.

1995 - Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones.

1996 - Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 com carburador. Lançamento da série especial Atlanta.

1997 - Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.

1998 - Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.

1999 - Lançamento da Geração III, com novo design.

2000 - Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (o 1º motor 1.0 turboalimentado do Brasil).

2001 - Gol supera a produção do Fusca no Brasil. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas.

2002 - Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo.

2003 - Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de cinco mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III duas portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de quatro milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada.

2004 - Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gol exportados para 50 países.

2005 - Lançamento do Gol 1.0 Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia.
Lançamento do Gol G4, a quarta geração.

2007 - Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando cinco milhões de unidades produzidas.

2008 - Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Novo Gol.

2010 - Trinta anos de fabricação. Lançamento da série especial Gol Seleção, com três mil unidades. A primeira versão do Gol (1980) passa a ser considerada histórica, com direito a receber placas pretas, exclusivas para carros com mais de 30 anos de idade.

Fonte: VW do Brasil
Retirado do fórum OKtane Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário