31 de jan. de 2013

Caminhões Berliet GLR e FNM

Eu tirei essas fotos ontem em Santa Cruz, eu já tinha visto esses caminhões em outras duas vezes que passei por la mas como eu estava trabalhando e sempre andava na correria eu não pude parar para tirar fotos e nem sequer reparar neles direito. Eu achei que o Berliet seria um Chevrolet Gigante o FNM eu apenas vi que era um caminhão antigo, mas não sequer reparei no que poderia ser. Há algumas semanas eu comentei desses caminhões com o meu irmão e fomos procurar no Google street view, mas eles ainda não estavam La, aparentemente estava no terreno em frente onde hoje tinha uma Toyota Bandeirantes, mas não tenho certeza se era os mesmo caminhões, pois no street view estão parcialmente coberto e para matar a duvida ficamos de ir até la para vê-los. Ontem eu tive que passar por la e aproveitei para olhar com calma e tirar fotos.



Para minha surpresa quando eu olhei com calma para o caminhão vi que não era um GM Gigante, notei o emblema da Mercedes Benz na frente e um emblema escrito Berliet na lateral do capô. Quando cheguei em casa fui perguntar para o meu pai que trabalhou a vida inteira com caminhões (um bom tempo junto com meu avô também) se ele já tinha visto esse modelo de caminhão e ele disse que não e que nunca tinha visto nenhum MB assim, só os Bicudinho 310/312 que tinham o mesmo estilo mas ainda sim eram muito diferentes. Pesquisando um pouco na internet descobrir que Berliet foi uma montadora francesa que inicialmente produzia carros e posteriormente caminhões e que o modelo em questão é um GLR que foi produzido entre 1950 e 1977. Não encontrei nada que justificasse o emblema da Mercedes, eu acredito que tenha sido colocado pelo dono em vista que nas fotos que encontrei pela internet eles tinham um emblema próprio na frente. Não conseguir achar nada além disso e nem fotos de outro desse aqui no Brasil, caso alguém saiba um pouco mais sobre esse caminhão deixe um comentário.

12 comentários:

  1. Sempre quando passo pela Av. Antares, vejo os dois estragando no tempo.
    Sempre tive curiosidade de parar pra ver o Berliet, que eu tambem achava que era um mercedes.
    Mas nunca tive coragem de descer no meio do antares pra ver os 2.
    O lugar é muito perigoso.
    Parabens, ótimo flagra!

    ResponderExcluir
  2. Nossa,esses caminhões estão abandonados?Esse Berliet é raríssimo aqui!Os dois estão num estado bem deplorável,mas ainda é possível recuperá-los!Os Berliets são muito comuns na Europa,mas raros aqui.Aliás,eu nem sabia da existência desses caminhões aqui no Brasil!Em que estado do país eles estão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou o que publicou nem o dono do site mas esses caminhões estão na avenida Antares em santa cruz ;)

      Excluir
  3. A companhia Berliet foi uma grande fabrica de caminhoes francesa na cidade de lyon nos anos entre os anos 60 talves 80 tinha sucursais em varios lugares, argelia, cuba, Rio, Sao Paulo no Bras , no Brasil parece que fechou la pelos 70
    Ela foi comprada pela Renault mais tarde mais acabou. Tem um museu Berliet em lyon http://www.fondationberliet.org/

    ResponderExcluir
  4. Quem já teve algum dos 4 (escavadeira, gincho, betoneira ou basculante) caminhões de brinquedo da Elka na década de 70 já teve um Berliet! Geralmente a molecada confundia com as antigas Scanias...

    ResponderExcluir
  5. É uma pena ver dois veículos se deteriorando assim! Parabéns pelas fotos, mas é de dar dó! Fica a pergunta, se alguém quiser recuperar um deles e for retirá-lo dali, o dono apareceria?

    ResponderExcluir
  6. CARO GABRIEL, SERÁ QUE VC NÃO CONSEGUE O CONTATO DO DONO DOS CAMINHÕES?!

    GRATO,
    CHICO de SP
    chicotrankera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Sr Anonimo
    Eu nunca mais passei pelo local onde fica os caminhões.

    Gabriel Rocha

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE GABRIEL,;,GRATO POR TER RESPONDIDO SE VOCE PASSAR NOVAMENTE PELO LOCAL TENTE
    CONTATO COM O PROPRIETARIO. PODE ME PASSAR POR EMAL;. SE DER CERTO SAI SUA COMISSÃO.

    GRATO CHICO

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, pode ser que o motor original tenha sido substituido por um motor MBB por isso o logo na mercedes no caminhão.
    abraços e parabens pelo site.

    ResponderExcluir
  10. Sr. Francisco, sou morar do Rio de Janeiro e tenho o contato do dono do caminhão Berliet. Faço contato pelo email: abilio.caminhoes@yahoo.com.br
    Att

    ResponderExcluir
  11. cara,eu tenho uma empresa la perto,nas tres pontes,eu sempre quis parar pra ver esse caminhão,mas sempre com pressa,se não me engano,esse caminhão era do ministerio de agricultura,que tinha um galpão ali.em frente,mas acabou quando o gov. chagas freitas estragou aquele lugar com favelas.

    ResponderExcluir