2 de nov. de 2010

Lamborghini LM002

A Lamborghini criou o LM002 com a intenção do exercito italiando adota-lo, porém não foi assim que acorreu.



O seu coração era o mesmo V12 da Lamborghini Countach de 450 cavalos. Sua primeira aparição com "trajes" civil foi no Salão de Bruxelas em 1986.

Sua plataforma foi a mesma do protótipo LM004, seu motor era o novo Quattrovalvole que também equipou o Countach porém com a taxa de compressão reduzida para suportar gasolina de baixa qualidade. Logo logo os pedidos foram sendo feitos e o primeiro entregue foi para o rei Hassan do Marrocos.



Existia inumeros opicionais, desde o básico até os blindados e logo foi apresentado uma versão fechada tipo SUV que nunca chegou a ser produzido.

Alguns exercitos ao redor do mundo chegaram a encomendar alguns, o exercito Saudita comprou 40 unidades para combater os traficantes de bebidas alcoólicas no deserto, eles eram equipados com metralhadora no teto e eram muito menos requintado que as versões civis.



O grande relevo no capô acomodava um enorme filtro de ar acima de seis carburadores Weber, o sistema de alimentação tinha dois filtros e aceitavam qualquer tipo de gasolina. Os pneus do LM eram Pirelli, fabricados exclusivamente para eles assim suportando temperaturas altas no deserto e o enorme peso do carro, existiam duas opções de pneus, um de uso misto e outro para areia.



As carrocerias eram fabricadas na Espanha e recebia melhoramentos na fábrica da Lamborghini. Sua produção foi até 1992 sendo que os ultimos era feitos exclusivamente para o mercado americano com acabamento diferenciado. Estima-se que foram produzidos 328 unidades do LM.

Motor: 5.2 (posteriormente 7.3) V12
Velocidade final: 210 km/h
Potencia: 450 cv
Peso: 3100 kg

2 comentários: